Dúvidas Frequentes

O que são os colírios para dilatação da pupila? Quanto tempo dura a dilatação?

Os colírios dilatadores contêm medicação para aumentar (dilatar) a pupila do olho. Existem dois tipos de gotas: um tipo estimula a contração dos músculos que aumentam a pupila (como a fenilefrina); o outro tipo relaxa os músculos que reduzem a pupila e também relaxa o músculo que foca a lente do olho (como o ciclopentolato). Estes dois tipos de medicamentos são frequentemente utilizados

Por que a dilatação pupilar é necessária?

Uma pupila grande permite que o médico examine o interior do olho para diagnosticar e tratar doenças oculares. Além disso, relaxar os músculos de foco do olho permite uma medida mais precisa do erro de refração (necessidade de óculos) em crianças. Além disto, os colírios dilatadores podem ser usados para tratar doenças ou condições oculares, como ambliopia, inflamação ou miopia progressiva.

Quanto tempo dura a dilatação?

A dilatação pupilar provocada pelos colírios ​​para exame dos olhos geralmente dura de 4 a 24 horas, dependendo do tipo de medicação e da resposta individual de cada paciente. A dilatação pupilar tende a durar mais nas pessoas com olhos mais claros e, ocasionalmente, os olhos de uma criança podem permanecer dilatados por mais de 24 horas. Alguns colírios ocasionalmente são usadas para tratar certas doenças oculares, como ambliopia e inflamação no olho. Estas colírios de uso terapêutico como a atropina podem ter uma duração de ação mais longa, de até mesmo até 2 semanas.

Quais são os efeitos colaterais da dilatação pupilar?

Sensibilidade à luz e visão embaçada (especialmente para tarefas próximas) podem ser notadas. Ambos os efeitos secundários desaparecem gradualmente. Os óculos solares podem ser úteis após o exame oftalmológico. As crianças podem retornar à escola, mas os professores devem estar atentos a uma visão turva durante a leitura. As reações alérgicas são raras com os colírios usados para exame, mas incluem inchaço palpebral e olhos vermelhos. Os efeitos secundários da atropina (que tem uma duração de ação mais longa) incluem febre, boca seca, rubor da face e taquicardia.