Estrabismo em Adultos

Conheça mais sobre o estrabismo em adultos:

O estrabismo em adultos tem tratamento?

Sim. Os adultos podem se beneficiar de algumas das mesmas opções de tratamento disponíveis para as crianças. As opções de tratamento podem incluir óculos com prismas e cirurgia. A maioria dos adultos com olhos desalinhados pode ter uma correção cirúrgica bem-sucedida É importante consultar um oftalmologista especializado em cirurgia de estrabismo.

Por que os adultos apresentam estrabismo?

Os adultos podem ter estrabismo a partir de um estrabismo residual da infância ou podem adquirir estrabismo na idade adulta. O estrabismo iniciado na vida adulta pode resultar de condições tais como doença da tireoide, acidente vascular cerebral ou tumores, mas muitas vezes não há causa identificável.

O tratamento do estrabismo em adulto somente tem fins estéticos?

Não. A cirurgia de estrabisimo é realizada em adultos por várias razões. Os adultos frequentemente têm uma visão dupla incapacitante por causa do desalinhamento dos olhos. Óculos ou cirurgia de prisma provavelmente melhorarão a visão dupla e a percepção de profundidade. Além disso, o estrabismo afeta os adultos de forma emocional, social e econômica. Realinhar os olhos pode “reconstruir” a aparência normal dos olhos proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Quão bem sucedida é a cirurgia de estrabismo?

A maioria dos indivíduos tem melhora significativa no alinhamento dos olhos com uma cirurgia. Ocasionalmente, a cirurgia é apenas parcialmente bem sucedida, ou mudanças no alinhamento ocular podem ocorrer ao longo do tempo após a cirurgia inicialmente bem sucedida. Uma cirurgia adicional pode ser indicada. A correção da visão dupla residual pode ser melhorada com o uso de óculos de prisma.

Quão doloroso é esse tipo de cirurgia?

O desconforto após a cirurgia do músculo ocular geralmente não é grande. Dor de cabeça, sensação de puxar com movimento dos olhos e sensação de corpo estranho no olho são as queixas mais comuns. Esses sintomas normalmente duram apenas alguns dias. A medicação para dor geralmente reduz o desconforto. A maioria dos pacientes retorna à atividade completa em poucos dias. Alguns cirurgiões restringem atividades aquáticas e  físicas pesadas após a cirurgia.

A hospitalização é necessária para a cirurgia de estrabismo? Como isso afetará as atividades normais?

A cirurgia de alinhamento dos olhos geralmente é realizada como procedimento ambulatorial, embora a necessidade de hospitalização varie dependendo da saúde geral e da preferência do cirurgião. Após a cirurgia, a maioria dos indivíduos retorna a quase todas as atividades normais dentro de poucos dias.

Existe alguma idade limite para a correção de estrabismo?

Os olhos podem ser endireitados a qualquer idade e a correção deve ser considerada como uma opção de tratamento se for susceptível de melhorar os sintomas e a qualidade de vida. Na maioria dos casos, a cirurgia é um tratamento bem sucedido, seguro e eficaz para o estrabismo em adultos de todas as idades. A boa notícia é que nunca é tarde demais para a cirurgia.

Saiba mais sobre outros problemas de visão no site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.