Gabriela U. Eckert Oftalmopediatria e Estrabismo

Cirurgia de Estrabismo

A cirurgia de estrabismo é realizada para a correção dos desvios oculares.

O princípio da cirurgia é alterar as forças de ação dos músculos oculares, modificando assim a posição dos olhos para que eles fiquem retos novamente. A cirurgia pode ser realizada em um ou nos dois olhos.

ENTENDA MAIS SOBRE:

Cirurgia de Estrabismo

Para que serve a cirurgia de estrabismo?

A cirurgia de estrabismo é realizada para corrigir os desvios oculares, alterando as forças dos músculos oculares para reposicionar os olhos de forma que fiquem alinhados.

Em crianças, o procedimento é sempre realizado sob anestesia geral. Após a cirurgia, o paciente é observado por algumas horas e recebe alta no mesmo dia.

Em adultos, a cirurgia de estrabismo pode ser realizada sob anestesia local, anestesia tópica ou sedação. O paciente também pode receber alta no mesmo dia.

O tempo de cirurgia varia de 20 a 60 minutos, dependendo da complexidade do caso.

Durante a cirurgia, a membrana mais superficial do olho (conjuntiva) é cortada para acessar os músculos oculares. Os músculos são cortados e reinseridos na posição corretiva. Procedimentos de enfraquecimento (recuos) ou fortalecimento (ressecções) dos músculos podem ser realizados.

Sim, há pontos internos (para fixação dos músculos, invisíveis a olho nu) e pontos externos (na conjuntiva, fios azuis pequenos perceptíveis a olho nu). Os fios utilizados são absorvíveis e não precisam ser removidos.

Após a cirurgia, o olho pode ficar vermelho e a conjuntiva inchada, mas essas alterações desaparecerão com o tempo. As cicatrizes serão quase imperceptíveis.

O estrabismo tem uma taxa de recidiva de cerca de 30%, o que significa que aproximadamente 30% dos pacientes podem necessitar de duas ou mais cirurgias para corrigir o desvio.

Atendemos Unimed e consultas particulares.

Atendemos Unimed, Caf(Grupo RBS)