Gabriela U. Eckert Oftalmopediatria e Estrabismo

Retinoblastoma infantil

Especialistas em Diagnóstico Preciso e Tratamento Personalizado

ENTENDA MAIS SOBRE:

Retinoblastoma infantil

O que é retinoblastoma e por que é importante detectá-lo precocemente?

O retinoblastoma é um tipo raro de tumor intraocular maligno, mais comum em crianças. O diagnóstico precoce é crucial para um tratamento eficaz.

O primeiro passo é o “Teste do Olhinho” realizado na maternidade, até 72 horas após o nascimento, como parte da detecção de doenças oculares.

O teste deve ser realizado pelo pediatra pelo menos três vezes ao ano nos três primeiros anos de vida da criança.

Caso haja qualquer anormalidade, é fundamental encaminhar a criança para uma consulta com um oftalmologista para uma investigação mais aprofundada.

Recomenda-se que bebês de seis a 12 meses passem por um exame oftalmológico completo e, posteriormente, entre três e cinco anos, uma segunda avaliação oftalmológica.

Esses exames são cruciais para a detecção precoce de problemas oculares que afetam a saúde ocular da população pediátrica.

No caso de confirmação de diagnóstico de retinoblastoma, a criança iniciará um tratamento que dependerá de diversos fatores, como a localização e o tamanho do tumor, disseminação além do olho e possibilidade de preservação da visão.

Os procedimentos podem incluir quimioterapia (intravenosa, intra-arterial, periocular e intraocular), terapia focal e métodos cirúrgicos.

Para obter mais informações sobre o retinoblastoma, você pode acessar o site da SBOP (Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica) em https://sbop.com.br/retinoblastoma/.

Sim, existem aplicativos de celular, como o CRADLE WHITE EYE DETECTOR, que podem auxiliar na triagem de pacientes de maior risco, mas eles não substituem o exame oftalmológico completo.

Atendemos Unimed e consultas particulares.

Atendemos Unimed, Caf(Grupo RBS)

Tratamentos cirúrgicos