Gabriela U. Eckert Oftalmopediatria e Estrabismo

Catarata infantil

Especialistas em Diagnóstico Preciso e Tratamento Personalizado

ENTENDA MAIS SOBRE:

TRATAMENTO DE CATARATA INFANTIL

O que é a catarata infantil?

A catarata infantil é a opacificação do cristalino, que é a lente natural dos olhos, e ocorre em crianças.

A catarata pode ser total ou afetar apenas parte do cristalino, apresentando diferentes formas, como catarata nuclear, lamelar, polar, entre outras.

A catarata congênita está presente no nascimento da criança, enquanto a catarata infantil ocorre após o nascimento, mas ainda na infância.

Pacientes com catarata infantil podem apresentar sintomas como nistagmo (movimento rápido dos olhos) e estrabismo (desvio dos olhos). Essas alterações podem persistir mesmo após a cirurgia.

A cirurgia de catarata é indicada quando a catarata está prejudicando a visão ou, no caso de crianças menores de 7 anos, quando está afetando o desenvolvimento visual. É importante agir durante os primeiros anos de vida, pois o desenvolvimento visual é mais crítico nesse período.

A recuperação da visão após a cirurgia é geralmente realizada com o uso de óculos, oclusão do olho não afetado (em casos unilaterais, para estimular o olho operado) e estimulação visual. É importante tentar recuperar o período em que o olho da criança ficou sem estímulo visual.

Atendemos Unimed e consultas particulares.

Atendemos Unimed, Caf(Grupo RBS)

Tratamentos cirúrgicos