Especialista em Diagnóstico Preciso e Tratamento Personalizado
A catarata infantil é a opacificação do cristalino, que é a lente natural dos olhos, e ocorre em crianças.
A catarata pode ser total ou afetar apenas parte do cristalino, apresentando diferentes formas, como catarata nuclear, lamelar, polar, entre outras.
A catarata congênita está presente no nascimento da criança, enquanto a catarata infantil ocorre após o nascimento, mas ainda na infância.
Pacientes com catarata infantil podem apresentar sintomas como nistagmo (movimento rápido dos olhos) e estrabismo (desvio dos olhos). Essas alterações podem persistir mesmo após a cirurgia.
A cirurgia de catarata é indicada quando a catarata está prejudicando a visão ou, no caso de crianças menores de 7 anos, quando está afetando o desenvolvimento visual. É importante agir durante os primeiros anos de vida, pois o desenvolvimento visual é mais crítico nesse período.
A recuperação da visão após a cirurgia é geralmente realizada com o uso de óculos, oclusão do olho não afetado (em casos unilaterais, para estimular o olho operado) e estimulação visual. É importante tentar recuperar o período em que o olho da criança ficou sem estímulo visual.
Atendemos Unimed e consultas particulares.
Cuidados Oftalmológicos para Crianças.
© 2023 Todos os direitos reservados - Dra. Gabriela U. Eckert - Oftalmopediatria e Estrabismo