Especialista em Diagnóstico Preciso e Tratamento Personalizado
O estrabismo é o desalinhamento dos olhos.
O estrabismo é mais comumente descrito pela direção do desalinhamento do olho; tipos comuns de estrabismo são estropia (desvio para dentro), exotropia (para fora), hipotropia(para baixo) e hipertropia (para cima).
A maioria dos estrabismos é o resultado de uma anormalidade do controle neuromuscular pouco compreendido (incluindo o cérebro) do movimento ocular. Menos comum, um problema do próprio músculo causa o estrabismo.
O desalinhamento dos olhos pode causar ambliopia em crianças. Quando os olhos estão orientados em diferentes direções, o cérebro recebe 2 imagens visuais diferentes. O cérebro pode ignorar a imagem do olho desalinhado para evitar a visão dupla, resultando em um pobre desenvolvimento da visão desse olho. Além disso, um olho que vê mal tende a ser desalinhado.
O estrabismo geralmente ocorre em crianças que são completamente normais. No entanto, os distúrbios que afetam o cérebro, como paralisia cerebral, síndrome de Down, hidrocefalia e tumor cerebral, são mais propensos a desenvolver estrabismo.
O traumatismo pode causar estrabismo em 1) danos cerebrais que prejudicam o controle do movimento dos olhos, 2) danos nos nervos que controlam o movimento dos olhos e / ou 3) danos nos músculos do olho, diretamente ou secundariamente ao trauma.
O objetivo do tratamento do estrabismo é melhorar o alinhamento dos olhos, o que permite que os olhos trabalhem melhor (visão binocular). O tratamento pode envolver óculos, exercícios oculares, prisma e / ou cirurgia do músculo extraocular. Problemas associados ao estrabismo (incluindo ambliopia, ptose e catarata) são geralmente tratados antes da cirurgia do músculo ocular.
Atendemos Unimed e consultas particulares.
Cuidados Oftalmológicos para Crianças.
© 2023 Todos os direitos reservados - Dra. Gabriela U. Eckert - Oftalmopediatria e Estrabismo